Imei de celulares novidade
ESN
Electronic Serial Number - Número Serial Eletrônico, é um número atribuído a cada estação móvel no momento de sua fabricação. Geralmente, o fabricante o escreve na parte posterior do aparelho, onde é colocada a bateria. Pode vir escrito na forma decimal (11 dígitos numéricos) ou hexadecimal ( 8 dígitos alfanuméricos). Os três primeiros algarismos no número em decimal ou os dois primeiros em hexadecimal indicam o fabricante.
IMEI
International Mobile Equipment Identity (IMEI), um número de identificação do aparelho com 15 algarismos, que é programado na fábrica. O IMEI, ao contrário do ESN dos demais sistemas celulares digitais, não tem participação ativa no cadastro do usuário. Um SIM chip (ou usuário) pode utilizar diversos aparelhos ou IMEI diferentes.
Como o SIM chip pode ser utilizado por diversos aparelhos, um usuário mal intencionado pode fazer uso de aparelhos roubados mais facilmente. Ao contrário dos sistemas atuais o GSM permite ao usuário trocar de modelo sem necessitar realizar novamente a habilitação. Para reduzir os transtornos causados pelo furto de celulares, várias operadoras vêm tentando impedir o uso de celulares roubados em suas redes.
Funcionamento do IMEI
Cada vez em que é ligado, o celular executa um procedimento conhecido como registro. Durante este processo, o IMEI do celular é checado em um banco de dados chamado EIR - Equipment ID Register que fica na operadora. Nesta base de dados o aparelho pode ser caracterizado como verde, cinza ou preto.
Verde representa que o celular encontra-se regularizado.
Cinza que o celular é suspeito de roubo ou fraude.
Preto que o celular é roubado e não pode ser utilizado.
O EIR é hoje o principal mecanismo de combate ao roubo de celulares. Já começam a surgir no mundo grandes bases de dados que alimentam os bancos de dados das operadoras com o IMEI de aparelhos roubados; algo como um SPC dos