Trabalho De Redes
1 Conceito.
O que é uma rede de telefonia celular?
A rede de telefonia móvel celular é uma rede de telecomunicações projetada para o provisionamento de serviços de telefonia móvel, ou seja, para a comunicação entre uma ou mais estações móveis (telefone celular no Brasil ou telemóvel em Portugal). Historicamente, em 1990 a cidade do Rio de Janeiro é a primeira no Brasil a operar comercialmente o serviço de telefonia móvel celular. No caso brasileiro, ocorreram duas fases distintas da expansão do serviço móvel celular:
Primeira Fase: início dos anos 90 ocorreu à expansão para suprir a demanda reprimida pelos serviços de telefonia fixa.
Na segunda fase: a partir do final da década de 90, o crescimento se deu pela forte popularização deste serviço através do modo pré-pago, no qual um assinante não pago pela assinatura básica do serviço e sim pelo tempo de uso na forma de créditos de minutos de conversação.
2 FUNCIONAMENTOS
Tecnologias 2G e 2,5G: TDMA, CDMA, GSM, GPRS e EDGE.
Tecnologias 2G.
A primeira geração (1G) de tecnologias para a telefonia móvel foi marcada pelo ar de novidade: até então, o máximo que a maioria das pessoas tinha como referência para a telefonia móvel eram os telefones fixos com aparelhos sem fio. O 1G fez surgir os primeiros celulares, com destaque para a tecnologia AMPS (Advanced Mobile Phone System), padrão analógico adotado por vários países, entre eles, Brasil e Estados Unidos.
No entanto, a telefonia celular somente começou a fazer parte da vida da ampla maioria das pessoas com a chegada dos padrões 2G, isto é, da segunda geração de tecnologias móveis. Esta "revolução" foi possível porque esta geração é composta por tecnologias digitais, que são mais estáveis, cobrem áreas maiores e têm capacidade para suportar uma quantidade grande de usuários.
Entre as tecnologias 2G mais utilizadas estão o TDMA, o CDMA e o GSM.
O que é TDMA?
Sigla para Time Division Multiple Access (algo como "Acesso Múltiplo por