QUEST ES NEFROPATIA
Questionário sobre nefropatia diabética
1. Cerca de 20% a 30% dos pacientes portadores de Diabetes Mellitus (DM) evoluem com nefropatia. Em pacientes com DM é necessário o controle glicêmico e desta forma pode-se prevenir divesrsas complicações do DM. Quais são as principais complicações do DM que podem ser prevenidas com o controle glicêmico?
Ao longo prazo, o DM é responsável por alterações micro e macrovasculares, acarretando disfunção ou falência de vários órgãos, o fator determinante dessas complicações é a hiperglicemia sustentada que leva ao desenvolvimento de anormalidades nos olhos, rins, coração, vasos sanguíneos e nervos periféricos. Dentre as principais disfunções estão à neuropatia e o pé diabético, a retinopatia, catarata, edema generalizado, volume urinário baixo, proteinúria, nefropatia e as doenças cardiovasculares. Essas complicações pode ser prevenidas com o controle da hiperglicemia e seu tratamento precoce.
2. Além do controle glicêmico que outras estratégias devem ser adotadas para prevenir a nefropatia no DM?
A terapia nutricional deve sempre ser adotada. O alcance das metas de tratamento é variável e depende da adesão à dieta, às correções no estilo de vida − perda de peso, atividade física e cessação do tabagismo − e, principalmente, da influência genética da dislipidemia em questão. A utilização de técnicas adequadas de mudança do comportamento dietético é fundamental
3. Pacientes com DM apresentam elevado risco de desenvolvimento de (anormalidades lipídicas) hiperlipidemia. Como pode ser controlada a hiperlipidemia nestes casos?
Uma alimentação com baixo conteúdo de colesterol e de gorduras saturadas reduz os valores de LDL. O exercício pode ajudar a diminuir as concentrações no sangue de colesterol LDL e aumentar as de colesterol HDL. Beber uma pequena quantidade de álcool todos os dias pode elevar o nível do colesterol HDL e diminuir o nível de LDL.