Imc, Indice de massa corporal
IMC = peso (kg) / [altura (m)]²
Por exemplo: uma mulher que meça 1,60 m e pese 60 kg terá um IMC de: 60/[1,602] = 23,44. Esta mulher tem um IMC classificado como "normal".
Pondera a percepção de quilos a mais pois tem em conta a altura.
Esta ferramenta, inventada e utilizada pelos médicos para avaliarem a constituição física e as suas eventuais consequências para a saúde, é fácil de utilizar e de interpretar graças à escala seguinte (fonte OMS: http://apps.who.int/bmi/index.jsp?introPage=intro_3.html, a seguir, 2 exemplos de escala)
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o excesso de peso como sendo um IMC igual ou superior a 25 e a obesidade como sendo um IMC igual ou superior a 30. Estes limites servem como pontos de referência para uma avaliação individual e uma correlação com o risco de doenças (consultar a tabela a seguir). Consultar também a modelização no Web site: http://www.eufic.org/article/fr/rid/calculatrice-imc/
O IMC aplica-se aos dois sexos e aos adultos até aos 65 anos. Deve, no entanto, ser considerado como uma indicação aproximada pois não corresponde necessariamente à mesma massa adiposa conforme os indivíduos.
Este índice não tem em conta a proporção de massa muscular nem de massa óssea. É por este motivo que existem outras escalas para os lactentes e as crianças, as mulheres grávidas ou a amamentar, as pessoas gravemente doentes, os idosos e os desportistas. Caso tenha questões ou dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Este índice é frequentemente associado à medida da cintura abdominal. Para isso, é necessário utilizar uma fita métrica e colocá-la logo abaixo da última costela.
Para as mulheres, uma medida