Gonorréia
O que é Gonorreia?
A gonorreia é uma infecção bacteriana frequente, causada pela Neisseria gonorrhoeae, um diplococo
Gram-negativo de transmissão quase que exclusiva através de contato sexual ou perinatal.
Primariamente afeta membranas mucosas do trato genital inferior, e mais raramente as mucosas do reto, orofaringe e conjuntiva.
A bactéria pode propagar-se através da corrente sanguínea para outras partes do corpo, especialmente a pele e as extremidades.
Após contato sexual do parceiro fonte com o novo hospedeiro, e vencidas as barreiras naturais da mucosa, em período de incubação relativamente curto (5 a 10 dias nos homens e 7 a 21 dias nas mulheres), a infecção evoluirá para doença.
Transmissão
A principal forma de contágio é pelo ato sexual, seja ele oral, anal, ou vaginal, podendo assim variar os sintomas e a doença, quando um dos parceiros está infectado.
Sintomas
Nos homens:
Os primeiros sintomas normalmente aparecem entre 2 a 7 dias depois da infecção. Começam com queixas ligeiras na uretra, seguidas de uma dor fraca ou intensa ao urinar e uma secreção de pus proveniente do pênis. O homem tem uma necessidade imperiosa e frequente de urinar, que piora à medida que a doença se estende à parte superior da uretra. O orifício do pénis pode adotar uma cor vermelha e inchar.
Nas mulheres:
Os primeiros sintomas costumam surgir entre 7 e 21 dias após a infecção. As mulheres infectadas não apresentam habitualmente sintomas durante semanas ou meses e a doença só se descobre depois de se ter diagnosticado a mesma afecção no seu parceiro masculino e ela ser examinada por ter estado em contato com ele. Se aparecerem sintomas, costumam ser ligeiros. Contudo, algumas mulheres têm sintomas graves, como uma necessidade frequente de urinar, dor ao urinar, secreção vaginal e febre. O colo uterino, o útero, as trompas de Falópio, os ovários, a uretra e o reto podem ser infectados e provocar uma grande dor pélvica ou queixas durante