Imaginologia
DISCIPLINA: IMAGINOLOGIA
PROFESSORA: Olivia da Rocha Mafra
RAIO X DE TÓRAX – ABORDAGEM MUSCULO-ESQUELÉTICA
DEZEMBRO/2013
INTRODUÇÃO
O objetivo da radiografia de tórax é servir de registro para a investigação de possíveis alterações da saúde de pacientes sintomáticos ou assintomáticos. Deve ser produzida uma imagem de boa definição e com a menor dose possível para o paciente, compatível com um diagnóstico adequado (KOTSUBO, 2003).
A radiografia do tórax, por ser um exame útil, pouco invasivo e de baixo custo, continua sendo um dos mais solicitados (30% a 50% das radiografias) (KOOGAN, 1992), mesmo após o grande avanço tecnológico que se verificou na área de diagnóstico por imagem. Também por sua versatilidade, a radiografia de tórax tende a ser requisitada em excesso e, muitas vezes, as solicitações são provenientes de atendimentos de qualidade insatisfatória, nos quais os profissionais não valorizam a relação profissional-paciente e/ou a história clínica adequada (KOOGAN, 2001) .
O tórax é a porção superior do tronco entre o pescoço e o abdome. A anatomia radiológica do tórax é dividida em três seções: a caixa torácica, o sistema respiratório propriamente dito e o mediastino. (BONTRAGER, 2010)
A eficácia e o sucesso do exame radiográfico dependem da produção de uma imagem de boa qualidade e, também, das condições de visualização dos negatoscópios. Radiografias sem qualidade podem ocasionar diagnósticos falsos, além de acarretar a necessidade de repetição do exame, aumentando a dose no paciente e os custos associados (AZEVEDO,2001).
DISCUSSÃO
O Tórax é uma caixa osteocartilagínea que contém os principais órgãos da respiração e circulação e cobre parte dos órgãos abdominais é composto por um conjunto de estruturas que pode ser dividido em parede torácica,