imaginologia prof fernanda
GUSTAVO VANDRÉ DASSI SALVADOR
MÉTODOS DE OBTENÇÃO DE IMAGENS: RAIO – X, TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
VANTAGENS E DESVANTAGENS, INDICAÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES
CHAPECÓ – SC
25 DE FEVEREIRO DE 2015
Radiologia
Em 1895, quando Willian Conrad Roentgen, da Universidade de Wrisburg, na Alemanha descreveu a descoberta de um novo tipo de radiação, mudou completamente as formas de diagnósticos e tratamentos a muitas patologias. Três anos após a sua descoberta, esse novo formato de diagnóstico foi incorporado ao arsenal tecnológico do ramo da saúde, melhorando, facilitando e agilizando o trabalho de todos os profissionais. (KOCH, 1997).
Atualmente a radiologia é uma ferramenta extremamente importante para todas as áreas da saúde, sendo ela indispensável na obtenção de imagens do corpo humano. (KOCH, 1997). Suas técnicas de imagem fornecem uma visualização de estruturas internas e densidades corpóreas que antes não poderiam ser vistas sem a abertura do corpo humano. Deste modo se tornou possível a detecção de doenças e distúrbios sem a necessidade de um procedimento invasivo e de demorada recuperação. (KOCH, 1997). Neste trabalho, será apresentado alguns métodos de obtenção de imagens através da radiação, suas indicações e contra indicações, vantagens e desvantagens.
RADIOLOGIA CONVENCIONAL
Chama-se radiologia convencional o método que deu origem ao nome da especialidade, para separa-lo dos novos métodos de obtenção de imagens que não utilizam os raios X.
A radiologia convencional é a técnica de diagnóstico por imagem mais utilizada sobretudo na detecção de fraturas por ser o exame-diagnóstico de menor relação custo benefício nessas situações. (JUHL, 1998). Utiliza-se da emissão de fótons de Raios-X que, após a interação com a matéria, chocam-se contra o filme radiográfico, sensibilizando os sais de prata contidos