Imagens Comentadas (Independência da America Espanhola, Vinda da Família Real para o Brasil, Inconfidências entre outros)
...
...
...
A Independência da América Latina
O Brasil na Crise do Sistema Colonial
A Transferência da Família Real para Brasil
A Emancipação Política do Brasil
Grupos Políticos no Brasil
A Assembleia Nacional Constituinte
Período Regencial
Constituição de 1824
Confederação do Equador
Renuncia de D. Pedro I
Período Regencial
Cabanagem – PA
Balaidada – MA
Sabinada – BA
Farroupilhas – RS
São Luís – MA
Agosto/2013
- José de San Martin
Foi um dos líderes militares e políticos conhecidos como “Libertadores do continente” que no momento mais intenso das revoluções, principalmente na região do Vice-Reino do Rio Prata, se tornou uma importante chave para o desdobramento das independências da Argentina, Peru, Bolívia e Chile, junto de Símon Bolívar. No Chile Atravessou os Andes reforçando as lutas lideradas por Bernardo O’Higgins. Tinha origem nobre e estudou em Madri. Governou o Peru entre 1821 e 1822 e hoje em dia é considerado o “Pai da Pátria” na Argentina.
- Símon Bolívar
Assim como Jose de San Martin, é considerado um dos principais líderes militares e políticos do grupo dos “Libertadores do Continente”. No Vice-Reinado de Nova Granada e Capitania Geral de Venezuela foi responsável pelo comando do exército. Foi a única liderança hispano-americana que projetou/idealizou uma unificação da América espanhola. Com o exército chamado Bolivariano efetivou a independência na Colômbia e Venezuela e alastrou para o Alto Peru, dando origem ao Equador e mais tarde à Bolívia. Seu projeto de Pan-americanismo foi “barrado” principalmente por influência norte-americana e inglesa, além de seu alicerce ser precaríssimo, já que nem mesmo a base política e territorial da Gran Colombia era consistente. Bolívar também foi tido como conservador, ao dizer que o Estado deveria ser controlado pelas classes altas, com o poder Executivo mais forte e o Legislativo a partir do voto