Imagem
Samuel Santana Flores
Imagenologia I
Itaperuna
2013
Samuel Santana Flores
Adaptação de Imagenologia I
Trabalho apresentado à disciplina Imagem I, ministrado pelo professor Marcos Bedim para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Medicina, da Universidade Nova Iguaçu – UNIG. Itaperuna/Rj2013.
Itaperuna
2013
Raio-X
Descrição
O Raio-X foi inventado no dia 8 de novembro de 1895, pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen. A pesquisa era feita em um tubo de raios catódicos (um tubo de vidro dentro do qual um condutor metálico aquecido emite elétrons).
A primeira radiografia ocorreu no dia 22 de dezembro de 1895. A esposa do físico permaneceu com sua mão exposta à radiação durante 15 minutos. Roentgen decidiu chamar de Raio-X porque era uma incógnita para ele.
Nada facilitou tanto a medicina como essa descoberta, pois foi através do Raio-X que surgiram a ultra-som, a ressonância magnética e a medicina nuclear. Possibilitou ainda um grande impulso na diagnose, porque tem o poder de penetrar em materiais.
O que é o Raio-X ?
O Raio-X é uma onda eletromagnética, como a luz visível, as ondas de rádio, os raios infravermelhos, e os raios ultra-violetas. As ondas eletromagnéticas têm como características: a sua freqüência e o seu comprimento de onda, sendo estas duas características inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a freqüência menor o comprimento de onda. A energia de uma onda é diretamente proporcional à sua frequência. Como o Raio-X é uma onda de alta energia, o seu comprimento de onda é muito curto da ordem de 10-12 m (um picômetro) e sua freqüência é da ordem de 1016 Hz. O comprimento de onda do raio-X está próximo do raio-G, que é radioativo. Com este comprimento de onda muito curto, estes raios tem a capacidade de penetrar na