A importancia do brincar
Corpo e Movimento 1°/2013NOTURNO
Professora Drª Suselaine Zaniolo Mascioli
Ana Luiza Freitas RA568821
Elizangela Cristina Franzo RA511056
Miriã Martins de Brito RA 569119
Sueli Aparecida da Silva RA 569127
Trabalho sobre: “A importância do Brincar”.
São Carlos – SP
A palavra lúdico vem do latim “ludus” e significar brincar, a atividade lúdica é essencial para a infância e dentro desta abordagem o personagem principal é a criança. Olhando para a história percebemos que a criança nem sempre foi considerada um ser social em desenvolvimento como é hoje. O pesquisador francês, Philippe Ariès em seu livro, História Social da Criança e da Família observa que a ideia de infância foi sendo construída aos poucos e que essa infância demorou a ser compreendida dentro de suas especificidades e necessidades próprias, era conceituada ou vista como um adulto em miniatura. Destaca que a arte medieval do século XII não a representava e que muito provavelmente não havia lugar para a infância neste mundo.
Contudo um sentimento superficial da criança - a que chamei paparicação - era reservado à criancinha em seus primeiros anos de vida, enquanto ela era uma coisinha engraçadinha. As pessoas se divertiam com a criança pequena como um animalzinho, um macaquinho impudico... A criança não chegava a sair de uma espécie de anonimato. (ARIÈS, 1981, p, 10).
Com o surgimento do homem moderno e com as relações sociais estabelecidas dentro de novos ideais, a criança passa a ter uma importância dentro da família e da sociedade. A partir daí a criança passa a ser vista como ser social e coletivo inserido no contexto social. O pensar na infância passa a ter lugar de destaque e o brincar a ser visto como uma característica da criança, como uma atividade essencial para o seu desenvolvimento global. O uso da ludicidade no processo de ensino aprendizagem se apresenta como uma ferramenta