Imagem Urbana
Imagem urbana: uma parte de nós
Marilice Costi
Vila operária Z.D. Costi, Passo Fundo RS
Foto Marilice Costi
Fachada Frigorífico Z.D. Costi & Cia. Ltda, Passo Fundo RS
Foto Marilice Costi
Quando chegamos a uma cidade, nossos olhos percebem cores, volumes, luzes e sombras, pessoas, trânsito, ruas. Quando moramos na cidade, os elementos que a compõe, tais como: edificações, praças, calçadas, monumentos passam a fazer parte de nós assim como nossa casa. Na esfera coletiva, este imaginário nos pertence, é um pedaço de nós.
Sempre fazemos relações com os espaços da cidade: Olha, meu filho, foi aqui que trabalhei, aqui moramos quando eras pequeno, aqui teus avós se hospedaram. Aqui eu comprei meu primeiro soutien. Ali, dei o primeiro beijo em sua mãe. Aqui eu vi o Governador discursar... Mas o lugar não existe mais. Esta relação afetiva com os lugares é que lhe dá importância. Por isto que eu amo tanto Passo Fundo. Foi para onde lancei o meu primeiro olhar urbano num dia de muita neve. Local de minhas primeiras experiências, primeiros amigos, primeiro convívio com operários. Operários? perguntarão. Uma fábrica não é só uma fábrica. Ela é um lugar de afetividade porque pode ser nossa primeira escola e nosso primeiro contato com a vida social produtiva. Passei muitas horas de minha infância perto deles e, quando os encontro, sinto grande alegria. Só por vê-los.
Muitos são os lugares coletivos e todos temos algo a dizer sobre eles. Aqueles que, por qualquer motivo, nos remetem a uma relação de afeto. Por isto, a responsabilidade de um representante político é tão grande. Ela se vincula aos espaços que ele intervir. Dirão: veja esta rua, foi o Prefeito tal que mandou pavimentar. Antes era puro barro. E outro: vejam isto, bem que aquele vereador poderia ter agido diferente...
Certa vez, acompanhei um amigo que queria visitar o local onde seus