Imagem interativa
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (Habilitação em Relações Públicas – 5º Período – Diurno)
RESENHA: IMAGEM INTERATIVA.
Maceió, Maio de 2012
Segundo o autor Maciel o encontro da representação visual com a informática promoveu uma troca cultural no que se refere à criação, à veiculação e visualização das imagens. A novidade está em como a imagem é produzida e na possibilidade de interação que ela traz. As imagens interativas passaram a incluir o diálogo no processo de visualização e o conceito de simulação passou a substituir o de representação. Essa evolução se dá através das imagens digitais, a partir do desenvolvimento dos computadores com a necessidade do ser humano de calcular para melhor entender seu mundo. Como a informação é uma mercadoria valiosa, a cultura veiculada pela mídia é uma força dominante de socialização. A cibernética, sendo a arte de conduzir trata do campo das comunicações e do controle das máquinas. A arte apoiada pelas tecnologias digitais dispõe das potencialidades necessárias para uma simbiose entre o pensamento racional e a criação estética. A era digital assimila cada vez mais capacidades de simulação, na medida em que se é construída uma realidade Virtual tão intensa e complexa quanto é a própria realidade.
O sujeito sempre tentou adaptar o mundo ao seu olhar, subestimando a complexidade de tal segredo, como se a constatação do mundo passasse a ser verificada numa espécie de revisionismo das cenas do mundo, que, no fundo, nem se sabe se chegaram a constituir o mundo anterior à técnica, mas que agora permite a chegada dos trens do passado nas estações do presente.[...] Afinal, mencionar emissores e receptores na internet é um deslocamento para uma ontologia que já não obedece às relações do ser com os