Imagem do indio no secúlo xvi
Os colonos viam os índios como um povo preguiçoso, mas isso era mentira eles somente não admitiam conviver em cativeiros. Os portugueses encontraram seria dificuldade na função de escravizar os índios na sua própria terra, eles olhavam os índios a partir do seu ponto de vista e queria coloniza-los de modo imperialista. Já os jesuítas quando chegaram no Brasil por intermédio dos Portugueses e a mando do Rei, eles ficaram interessados em administrar á alma indígena.
Porem entre jesuítas ocorria, certa competição implícita pela liderança espiritual e material do índio. Eles queriam catequizar os índios e lhes fornecer uma nova imagem por que os missionários tinham certo preconceito com os índios, entretanto quando eles chegaram ao Brasil, admiraram os índios por não acumularem riquezas e de entre si compartilharem seus bens. Na visão dos jesuítas os índios tinham que ser governados por alguém para se tornarem membros de uma sociedade civil cumprindo a lei e a razão.
Muitos índios eram canibais, comiam carne humana por vingança de suas brigas e antiguidade de seus ódios, já os outros comiam apenas para se alimentar. Pelo fim do século estão consolidadas na realidade duas imagens de índios que só muito atenuante se recobrem: a francesa que o exalta, e a Ibérica que o