Administração
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04 DESENVOLVIMENTO 06 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Atualmente a administração de empresas tem-se mostrado uma tarefa que exige muito esforço e conhecimento dos seus gestores. Inúmeras são as dificuldades enfrentadas, tais como, alta carga tributária, competição direta com as grandes empresas internacionais, relações econômicas em constante transformação e os altos encargos trabalhistas.
Para tanto o planejamento se faz necessário em todas as atividades da empresa, mas principalmente nas atividades da área financeira, onde os recursos são escassos e os riscos são grandes. Os administradores das pequenas e médias empresas precisam aprender a ser eficaz em sua gestão financeira, não podendo agir de forma intuitiva nem empírica e que ao fazer isso o empresário pode perder dinheiro sem nem saber onde.
Com o grande número de empresas que fracassam em suas operações por problemas financeiros, fica claro que o planejamento e controle financeiro são fundamentais para a sustentabilidade e crescimento de todas as organizações.
Empresas de pequeno e médio porte estão mais suscetíveis a tais problemas, visto que as tarefas e responsabilidades são geridas por poucas pessoas e o volume de recursos pode ser mais escasso. Essas dificuldades financeiras podem estar associadas à falta de um planejamento e controle operacional e pela não utilização de ferramentas administrativas. A gestão financeira de uma empresa deve envolver um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômico-financeiros através da eficiência operacional e do controle das atividades financeiras.
Esse trabalho será focado na empresa Dikamóveis Ltda, uma indústria de móveis situada na cidade de Eunápolis-Bahia que fabrica móveis