Ilusão do controle
Trabalho apresentado ao Curso de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Comunicação, clima e cultura organizacional; Gestão de pessoas; Ética e responsabilidade social; Psicologia organizacional e do trabalho.
Prof. Elisete A. Zanpronio de Oliveira Prof. Mônica Maria Silva Prof. Sérgio Goes Prof. Marilucia Ricieri
Teixeira de Freitas - Ba
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Gerir recursos humanos tornou-se algo de fundamental importância em face as grandes mudanças vivenciadas nos últimos tempos, nas organizações e até mesmo no dia a dia das pessoas. Novas tecnologias sugerem novos desafios, novos conceitos e soluções que levem em conta toda gama de recursos disponibilizados nos nossos dias.
O objetivo deste estudo acadêmico é demonstrar a fragilidade dos conceitos de controle nas organizações, limitando o uso de tecnologias presentes no cotidiano, os prejuízos que os mesmos proporcionam, e principalmente, apontar caminhos alternativos para que esses dilemas sejam solucionados.
A luz do texto “A ilusão do controle”, uma entrevista com os autores Bill Jensen e Josh Klein, pretendemos mostrar o valor da confiança na relação das empresas com seus colaboradores. Como uma visão diferenciada sobre essa relação pode ajudar as empresas, tornando-as mais dinâmicas e alinhadas ao seu tempo.
DESENVOLVIMENTO
A velocidade dos acontecimentos (desenvolvimento tecnológico, globalização, informações em tempo real, etc.) tem