Ilustração e Mídias Digitais
Ministrantes: João Augusto e Fabiannie Berg
O primeiro palestrante foi o ex-aluno de Multimídia do IESAM, João Augusto que atualmente colhe os frutos de uma graduação bem efetuada. Ele trabalha há algum tempo com ilustração, e durante sua palestra teve a oportunidade de expor um pouco mais do seu já reconhecido em Belém do Pará. Além disso, explanou sobre a história da ilustração, sobre conceituações gerais do mundo da ilustração e como a ilustração era conceituada no período da Idade Média. É evidente o pluralismo de estilos artísticos presentes nas suas ilustrações. O que arranca a atenção do público, pois ele diversifica suas obras com traços diferentes, tons e paletas de cores e diversas técnicas ilustrativas.
Dentre seus principais trabalhos, mencionou seu próximo livro, Anatomia Maluca e outro que já está no mercado. Comentou tambémsobre um brilhante trabalho feito em parceria com sua ex-colega de classe na faculdade Fabiannie Berg. Os dois fizeram um inventario de um casal, reinventando os movimentos através da rotoscopia(uma técnica interessante visulamente), movimentos feitos com pessoas e depois de feitos usaram técnicas de animação. Para a trabalhosa obra foram feitos mais de 9.000 frames e usados apenas 6.000 na produção final.
Ainda comentou sobre anúncios de jornal impresso, como, o que e quando devem ser feitos determinados recursos. Sempre confirmando que ilustração deve obrigatoriamente estar vinculada a um conceito de idéia.
Em seguida Fabiannie relatou seus trabalhos em sua área audiovisual e que através de sua técnica e dos conhecimentos de João adquiridos grande parte na universidade eles fizeram um trabalho intitulado, A Mala, um curta que utiliza técnicas de stop-motion. Foram mais de 10 dias de trabalho árduo trabalhando quase 16 horas por dia para serem produzidos cerca de 4.000 frames. Para a animação foram utilizados bonecos de papel couché e arames para a movimentação nos frames. O