TCC TST
Infelizmente, as estatísticas oficiais ainda não quantificam, adequadamente, a ocorrência anual de acidentes do trabalho no Brasil.
CLASSIFICAÇÃO DO ACIDENTE DE TRABALHO
Acidentes Típicos – É todo acidente com lesão, ocorrido no local e no horário de trabalho a serviço da empresa ou em condições especiais de execução de tarefas a serviço da empresa, exceto os de trajeto. Acidentes de Trajeto – É o acidente sofrido pelo empregado no percurso da residência para o trabalho ou deste para aquela.Acidentes Devidos à Doença do Trabalho – são os acidentes ocasionados por qualquer tipo de doença profissional peculiar a determinado ramo de atividade constante na tabela da Previdência Social.
Lesão corporal - É qualquer dano produzido no corpo humano, seja ele leve, como, por exemplo, um corte no dedo, ou grave, como a perda de um membro.
Perturbação funcional - é o prejuízo do funcionamento de qualquer órgão ou sentido.
Por exemplo, a perda da visão, provocada por uma pancada na cabeça, caracteriza uma perturbação funcional.
Doenças profissionais- são aquelas que são adquiridas na seqüência do exercício do trabalho em si.
Doenças do trabalho- são aquelas decorrentes das condições especiais em que o trabalho é realizadoA incapacidade temporária - É a perda da capacidade para o trabalho por um período limitado de tempo, após o qual o trabalhador retorna às suas atividades normais.
A incapacidade parcial e permanente - É a diminuição, por toda vida, da capacidade física total para o trabalho.
Incapacidade total e permanente - é a invalidez incurável para o trabalho.
Ato inseguro
É o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança.