Ilustração de um caso prático de desmotivação - Teoria Z de Ouchi
Capa …………...………………………………………………………………………..………1
Índice ……………………………...…………………………………………………………... 2
Introdução...……………………………………………………………………..…………...... 3
Teoria Z de Ouchi ……………………………………….……………………………......……3,4
Caso de desmotivação ……………………………………………………………................… 4,5
Resolução do Caso ………………………………………………………………………….… 5, 6, 7
Conclusão ……………………………………………………………………………………… 7
Referências Bibliográficas ………………………………………………………………….…. 8
Introdução
No âmbito da disciplina de Psicologia da Motivação e Emoção, realizámos um trabalho sobre teorias da motivação. Tínhamos como objetivo sintetizar uma teoria motivacional á escolha e criar um caso de desmotivação para, posteriormente ser resolvido com a mesma.
O trabalho encontra-se organizado em quatro partes, sendo elas a introdução ao trabalho, a síntese da teoria mecanicista de Ouchi, o caso de desmotivação e respetiva resolução e a conclusão.
A síntese da teoria mecanicista de Ouchi aborda as principais características da teoria e os elementos cruciais para a resolução do caso de desmotivação. O caso de desmotivação é referente á desmotivação no âmbito empresarial e apresenta, também, alguns temas como a hierarquização, abuso de poder e o machismo.
Realizámos o trabalho com recurso aos power points da disciplina, que foram apresentados na aula.
Teoria Z de Ouchi
A Teoria Z, da autoria de William Ouchi, é uma variante da teoria y, pertencente à Teoria X e Y de McGregor. Esta teoria é apologista dos princípios japoneses no que diz respeito ao contexto de trabalho. Esta teoria destaca o papel do Homem enquanto trabalhador, na medida em que lhe abre a imaginação, permitindo-lhe a liberdade de expressão, a capacidade de iniciativa e a participação ativa na vida das empresas, assim como demonstrar as suas qualidades e competências, o seu sentido de responsabilidade e a sua criatividade, comprometendo-se em simultâneo com a excelência. Fazendo uma síntese, a