Ilus O De Tica Apresenta Ao
ANTÔNIA, ESTEFÂNIA E LARISSA.
Introdução
Os seres humanos possuem cinco sentidos: olfato, tato, paladar, audição e visão. A visão, tem grande importância. Às vezes, as informações que os olhos transmitem ao cérebro podem não ser corretas. São as ilusões de ótica, fenômenos que acontecem quando o cérebro interpreta de forma errada as informações que chegam até ele.
O que é ?
As ilusões de ótica indicam uma divisão entre a percepção de algo e da concepção da outra realidade. A percepção que uma pessoa tem do mundo exterior de seu olho não depende apenas do órgão da visão, mas também de suas emoções, seus motivos ou suas adaptações.
Como ocorre?
As ondas de luz penetram no olho então entram em celas de foto receptiva na retina. A imagem formada na retina é plana, assim, percebemos forma, cor, profundidade e movimento. Isso ocorre porque nossas imagens de retina, se em uma imagem 2D ou 3D, são representações planas em uma superfície encurvada.
Nosso sistema visual normalmente se conforma com a interpretação correta. Quando um engano é cometido, uma ilusão de óptica acontece. Esta arte mexe com nosso inconsciente nos deixando por momentos sem saber o que está ocorrendo, ou até por longo períodos refletirmos sobre uma ilusão apresentada.
Tipos de ilusões de ótica:
Ambíguas
As imagens ambíguas, sempre contém mais de uma cena na mesma imagem. Embora a imagem em sua retina permaneça constante, você nunca vê uma mistura estranha das duas percepções sempre é uma ou a outra.
Escondidas
São imagens que a primeira vista não apresentam nenhum significado, mas depois de observar você irá se surpreender.
Impossíveis
Sensacionais imagens que inexplicavelmente parecem normais, mais se observarmos bem, são impossíveis.
Após Efeito
São imagens que depois de visualizadas revelam novas cenas.
Anáglifas 3D
São figuras ou cenas que, submetidas a filtros coloridos, apresentam diversos níveis de profundidade, quase