Iluminismo
Charles de Secondat Montesquieu ( 1689-1778 ) - Formulou os princípios básicos para que governos tirânicos fossem evitados. Para isso, defendeu a separação da máquina política em três poderes:
Executivo: ficaria responsável pela administração pública de uma nação, geralmente exercido por um rei (Monarquia) ou chefe de Estado (República);
Legislativo: ficaria responsável pelos projetos de leis e representaria a Câmara dos Parlamentares;
Judiciário: ficaria responsável pelo órgão jurídico e pelo cumprimento das leis dos cidadãos e dos outros dois poderes, exercidos pelos juízes e magistrados.
Denis Diderot ( 1713-1784) - Criticou o absolutismo e a influência da Igreja na sociedade. Para ele a religião deveria ficar restrita ao campo de formação do ser humano. Defendia a importância da Ciência como principal motor do desenvolvimento e progresso humano. Dizia também que a política deveria assumir a responsabilidade de eliminar as diferenças sociais. Foi idealizador e editor chefe da Enciclopédia que contou com a colaboração de Voltaire, Montesquieu, d'Alembert, e Rousseau .
Rond d' Alembert ( 1717-1783) - Desenvolveu as primeiras fases do calculo, e formalizou a nova ciência da mecânica. Foi o editor de ciência da Enciclopédia. Esta obra que contia mais de 70.000 artigos e trazia todo o conhecimento humano da época .
Jean Jacques Rousseau ( 1712-1778) - Em sua obra principal defendeu a ideia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração.