Iluminismo
[pic]
Nome: Matheus Maciel Angeiras - 14
Turma: 2252
Iluminismo
É um processo de “esclarecimento”, a partir do qual o ser humano sairia de sua “menoridade” graças ao uso da razão e ao exercício da liberdade de pensamento. Por sua associação com “esclarecimento”, o Iluminismo é também chamado, por muitos historiadores, de Ilustração.
A razão é considerada o instrumento fundamental para o ser humano lidar com a natureza e a sociedade. O iluminismo foi um conjunto de ideais desenvolvido na Europa, sobretudo na França, que defendia o racionalismo como valor essencial da sociedade. Daí a ideia de luz, em oposição ao que os iluministas consideravam trevas: o pensamento religioso dominante desde a Idade Média. Os séculos XVII e XVIII representaram o predomínio progressivo da razão sobre a religião e apontaram para uma transformação de valores, comportamentos e instituições que estariam na base de formação do mundo contemporâneo. É por isso que se pode definir o iluminismo como um conjunto de ideia que, tendo a Razão como valor fundamental conduziu a um processo de “laicização” do mundo ocidental, em prejuízo da mentalidade religiosa, é também por isso que o século XVIII é considerado o Século das Luzes.
A enciclopédia e os enciclopedistas
A Enciclopédia foi publicada na frança entre 1751 e 1772, sob a direção dos filósofos Denis Diderot e Jean Le Rond D’Alembert. Entre os colaboradores da Enciclopédia estiveram alguns dos mais importantes pensadores do iluminismo que por isso mesmo, passaram a ser conhecidos como os “filósofos” ou “os enciclopedistas”. O próprio Diderot escreveu sobre filosofia e religião; D’Alembert escreveu sobre matemática; Montesquieu escreveu sobre o gosto; Voltaire escreveu sobre literatura e história; François Quesnay, médico, escreveu sobre agricultura; Rousseau escreveu sobre música e política. A obra foi uma espécie de manifesto do pensamento iluminista que valorizava o estudo das