Iluminismo
Racionalismo é uma concepção filosófica que afirma a razão como única faculdade a propiciar o conhecimento adequado da realidade. A razão, por iluminar o real e perceber as conexões e relações que o constituem, é a capacidade de apreender ou a ver as coisas em suas articulações, ou interdependência em que se encontram umas com as outras.
Empirismo: sob uma perspectiva contrária, os empiristas britânicos refutaram a existência das ideias inatas e postularam que a mente é uma tábula rasa ou página em branco, cujo material provém da experiência. A oposição entre racionalismo e empirismo, no entanto, está longe de ser absoluta, pois filósofos empiristas com John Locke e, com maior dose de ceticismo, David Hume, embora insistissem em que todo conhecimento deve provir de uma “sensação”, não negaram o papel da razão como organizadora dos dados dos sentidos.
2- Quais os movimentos sociais desencadeados pelo Iluminismo?
antropocentrismo (teoria que considera o homem o centro do universo) e o individualismo renascentista, ao incentivarem a investigação científica, levaram à gradativa separação entre o campo da fé (religião) e o da razão (ciência), determinando profundas transformações no modo de pensar, sentir e agir das pessoas.
3- Descreva as repercussões das ideias do Iluminismo no Brasil.
As principais ideias iluministas que influenciaram os inconfidentes foram: - Fim do colonialismo; - Fim do absolutismo; - Substituição da monarquia pela República; - Liberdade econômica (liberalismo); - Liberdade religiosa, de pensamento e expressão. Mesmo não obtendo o sucesso desejado, que seria a Independência do Brasil, os inconfidentes conseguiram difundir as ideias do iluminismo entre as camadas urbanas da sociedade brasileira. Os ideais iluministas foram de fundamental importância na formação política do Brasil.