Iluminação
1- Luz difusa: É aquela que não produz sombras definidas no objeto. A luz difusa provém de uma fonte de luz grande em relação ao objeto iluminado. A luz solar, quando passa através de uma cortina ou um abajur, são exemplos de luz difusa.
2- Contraluz:
Está é a luz responsável por iluminar ou destacar o fundo de uma cena. É esta a luz também responsável por dar profundidade à cena. A partir do momento em que conseguimos diferenciar os diferentes planos da composição através da luz, temos a sensação de profundidade. Se em um esquema de luz temos somente a luz de fundo, podemos observar que o objeto principal estará numa silhueta.
3- Fill-light:
A Fill-light é uma Luz de preenchimento e é responsável por determinar o contraste da cena (através da sua intensidade, amenizando ou não o contraste causado pela luz principal). Além disso, cabe a ela iluminar as áreas que a luz principal não alcança. A luz de preenchimento deve partir do eixo da câmera em relação ao objeto, no sentido contrário da luz principal. Essa luz deve ser uma luz suave, para evitar a criação de novas sombras na imagem.
4- Backlight:
Back light, ou Contra luz, é a luz responsável por destacar o objeto do fundo e por separar zonas de um mesmo tom. Esta luz deve ser dura, iluminando o objeto no eixo oposto da câmera.
5- Key-light:
Também chamada de Luz principal, é a luz que define a existência ou não das sombras e o seu possível direcionamento. A Key-light pode ser suave, dura, frontal ou lateral, de acordo com a intenção do fotógrafo. Ela é também a responsável por fatores importantes à fotografia como a dramaticidade, a estrutura da iluminação e a exposição.
6- Luz dura:
Luz dura é aquela que incide diretamente sobre o objeto fotografado, sendo capaz de produzir uma sombra bem definida. A lâmpada incandescente, velas e até mesmo a luz solar, são exemplos de luz dura.
7- Temperatura de cor:
As diferentes fontes de luz têm características e