Iluminação
Através dessa pesquisa científica procuramos buscar de forma detalhada o quanto a iluminação dos ambientes de trabalho está ligados diretamente com o bem estar, conforto e produtividade do colaborador, apesar das empresas estarem cientes deste risco muitas não se preocupa com esse fator ao iniciar suas atividades e que poderá trazer ao longo de sua vida capitalista trará problemas contínuos.
No desenvolver desta leitura traremos informações sobre aparelho que mede a luz ( luxímetro) do local de trabalho. Falaremos também sobre as cores e sua influência, NBR 5413, riscos ergonômico referente a essa iluminação, quais lâmpadas adequadas para cada ambiente.
Esperamos que essa tese possa mesmo que de forma artificial esclarecer algumas dúvidas e ativar mais curiosidades a respeito desse assunto.
2. Iluminação conforme NR17
17.5.3. Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.
17.5.3.1. A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.
17.5.3.2. A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.
17.5.3.3. Os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no INMETRO.
17.5.3.4. A medição dos níveis de iluminamento previstos no subitem 17.5.3.3 deve ser feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual, utilizando-se de luxímetro com fotocélula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em função do ângulo de incidência.
3. Luxímetro Analógico e Digitais
Conceito Técnico de Calibração
Luxímetros são instrumentos de leitura direta destinada à medição de iluminância.
A iluminância de uma fonte de luminosa pode ser prontamente lida posicionando - se a fotocélula no plano da medição e a iluminância em