Sei la eu
O elemento que é abordado nesse tutorial é o display de 7 segmentos. Esses displays são utillizados em muitos equipamentos e possuem as mais variadas formas e versões. É muito fácil encontrá-los no nosso cotidiano, pois devido a sua praticidade, eles são amplamente difundidos. Podemos encontrá-los em rádio-relógios, aparelhos de DVD ou videocassete, mostradores de senhas em bancos e lojas, etc. Mas como ele funciona?? Esse componente é formado por 8 LEDs montados de modo a poderem formar vários caracteres quando ligados numa ordem pré-definida.
O modelo mais encotrado é sem dúvida o de 7 segmentos. Mas desse mesmo modelo existem variações, envolvendo a estrutura da ligação dos LEDs. Os LEDs presentes no display não estão isolados um dos outros. Para possibilitar uma montagem mais prática, todos os LEDs
Figura 1: Exemplos de displays construídos com LEDs. Da esquerda para a direita, 4 displays de 7 segmentos, um modelo de display alfa-numérico e um modelo matricial.
1
possuem um terminal em comum. Existem modelos de cátodo comum (terminal negativo em comum) ou de ânodo comum (terminal positivo em comum).
No nosso caso, estaremos utilizando o modelo de ânodo comum, pois as especificações do MEC1000 e do KDR5000 não possibilitam o uso do modelo de cátodo comum. Mas para outras aplicações, torna-se necessário o uso do modelo de ânodo comum. Nesses casos, os pinos do display que estão ligados no 0 Volt deverão ser ligados na tensãode alimentação.
No momento de estabelecer as ligações ou de controlar o display, devemos nos certificar de que os segmentos serão acionados corretamente. Os displays de 7 segmentos, independente do modelo, tem seus segmentos configurados da seguinte forma.
2
Figura 2: Nomemclatura dos segmentos e pinagem do display de ânodo comum.
Comparando o esquema com a pinagem do display, podemos saber quais pinos controlarão cada segmento. Isso é essencial para que o display mostre corretamente os caracteres desejados. No