Iluminação publica
1. Lâmpadas a vapor de sódio (VS)
Devem ser utilizadas nos novos projetos de via pública ou extensão de rede, reforma e melhoramento. Também podem ser instaladas na iluminação pública decorativa de praças, em segundo nível, calçadões, fachadas e monumentos.
2. Lâmpadas a vapor metálico (VMT)
Podem ser utilizadas na iluminação de praças, em segundo nível, em áreas verdes, calçadões, bem como na iluminação de fachadas e monumentos.
Em projetos de áreas históricas com RDS, essas lâmpadas devem ser obrigatoriamente utilizadas.
Não é recomendável sua utilização na iluminação de pistas de veículos devido ao alto custo de manutenção.
3. Braços e suportes
Para obter um melhor aproveitamento da iluminação sobre a via, as luminárias instaladas em braços ou suportes não devem ultrapassar o eixo longitudinal da pista.
Os projetos de iluminação com RDS devem ser realizados utilizando apenas 1 ou 2 luminárias por poste.
4 PROJETOS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM VIAS DE TRÂNSITO
4.1 Introdução
Os projetos de iluminação em vias públicas devem fornecer a todos os seus usuários segurança, conforto, alta eficiência e respeito ao meio ambiente.
A iluminação pública é feita principalmente através da instalação de luminárias nos postes da rede aérea de distribuição de energia.
4.2. Plano principal para a iluminação pública
O projetista em conjunto com o município pode elaborar um plano principal de iluminação que consiste em uma análise preliminar das diversas áreas da cidade, suas características e como estas se interagem.
Para as cidades, alguns fatores podem estar ligados direta ou indiretamente à elaboração de um plano principal de iluminação tais como:
a) Segurança pública – O mapeamento das ocorrências policiais pode subsidiar a priorização da melhoria ou implantação dos projetos de iluminação pública;
b) Locais de interesse coletivo ou de concentração de pessoas – Estes locais podem ser o entorno de escolas,