Iluminação natural
ARQUITETURA E URBANISMO
CONFORTO AMBIENTAL 2
PROFESSORA:EMMILY GOMES
3PERÍODO
EQUIPE: BRUNO FONTES
YANKA SOARES
ILUMINAÇÃO NATURAL APLICADA AO PROJETO BIBLIOTECA
“Creio ser natural a aspiração do homem à luz”
Le Corbusier
Patos, PB. 05/11/2014
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, tem renascido o interesse na promoção das boas práticas de projeto de iluminação natural por razões de eficiência energética e conforto visual. O uso otimizado da luz natural em edificações usadas principalmente de dia pode, pela substituição da luz artificial, produzir uma contribuição significativa para a redução do consumo de energia elétrica, melhoria do conforto visual e bem-estar dos ocupantes.
A luz natural possui uma variabilidade e qualidades mais agradáveis e apreciadas que o ambiente proporcionado pela iluminação artificial. Aberturas, em geral, proporcionam aos ocupantes o contato visual com o mundo exterior e permitem também o relaxamento do sistema visual pela mudança das distâncias focais. A presença da luz natural pode garantir uma sensação de bem-estar e um relacionamento com o ambiente maior no qual estamos inseridos.
Nesse trabalho será analisado o projeto de uma biblioteca localizada na cidade de Garanhuns PE, agreste meridional que em certas épocas do ano possui temperaturas de até 6°, a cidade possui uma temperatura amena e passa a maior parte do ano nublada com pouca irradiação solar. será analisado as técnicas para a aplicação da luz natural com eficácia na mesma.
ORIENTAÇÃO SOLAR EM PROJETOS DE ARQUITETURA
Na hora de construir uma casa, analisar a posição solar pode ser fundamental para um melhor conforto térmico. Por isso, é necessário planejar e pensar cuidadosamente na questão das orientações solares. De modo geral, para quem vive no Hemisfério Sul, pode-se dizer que a orientação Norte é a que atende, de maneira mais satisfatória, às principais