Analises de Iluminação Natural
A iluminação natural possui diversas funções positivas, como, diminuir o gasto com energia elétrica, permitir valores mais altos de iluminação, durante todo o dia, proporciona efeitos visuais, conforme as horas do dia, nebulosidade, estações, entre outros fatores.
Iluminação Zenital
Sheds
Apresenta melhor desempenho quando orientado a sul para latitudes compreendidas entre 24º e 32º S, no caso do Brasil. Seguindo esta orientação, a parte envidraçada deverá estar voltada para sul permitindo assim, na maior parte do dia a entrada da luz difusa. Porém, deve-se estar atento aos raios solares com menor inclinação (principalmente os do final de tarde) que podem ocasionar ofuscamento.
Componentes de passagens
Clarabóia
Este tipo de abertura consiste em superfícies iluminantes mais horizontais, onde permitem a maior penetração da luz solar direta e requer alguns cuidados, como maior manutenção e atenção às questões térmicas.
Constatamos nos diversos estudos realizados, que as aberturas do tipo clarabóias, excedem ao valor estimulado para se obter conforto, que são 10% de projeção da área da cobertura e que nos horários de sol mais intenso (13:00hrs às 15:00hrs) expõe o ambiente interno a maior incidência da radiação solar direta , a ganhos térmicos excessivos, devido serem muitas as aberturas e o vidro incolor ser um material que transmite a maior parte da energia térmica recebida e grande intensidade luminosa. Por conseguinte, com a luz solar direta, ocorre também o ofuscamento no ambiente abaixo da abertura zenital e seu entorno, ou seja, na qual há uma incapacidade de distinguir os detalhes, já a uniformidade da distribuição de luz se dá pelas varias aberturas usadas.
Entretanto a luz observada durante horários a partir das 18:00 hrs, podendo já ser chamada de luz diurna, está dentro dos padrões adotados, pois as aberturas