Ilha das flores
1. Como as classes sociais estão representadas no filme?
Segundo Marx, a divisão da sociedade em classes sociais fundamentais é uma característica marcante do capitalismo. Baseado na compreensão a respeito do conteúdo do filme “Ilha das Flores”, sendo o foco central do mesmo, as desigualdades sociais. As classes sociais são representadas pelas:
Classe Dominante, Burguesia ou Classe Alta e Média, são os detentores dos meios de produção e do capital gerado através da exploração do trabalho do proletariado: O criador de porcos, a indústria de cosméticos e o supermercado.
Classe Dominada, Proletariado, Classe dos explorados ou Classe Baixa, são os que vedem sua força de trabalho e são dependentes dos meios de produção e das propriedades das classes superiores: A vendedora de cosméticos, os funcionários do supermercado, as pessoas que catam o lixo.
Incessantemente o proletariado gerando mais-valia para as classes dominantes, representadas pelas empresas e industrias. E os moradores da Ilha das Flores, os que catam os lixos, aparecem numa faixa de prioridade abaixo dos porcos. Esta divisão de indivíduos a partir das classes sociais demonstra a desigualdade existente em um mesmo território, seja ela econômica, profissional e até mesmo de oportunidades.
2. Como se explica a situação dos moradores da Ilha das Flores?
Os moradores da ilha das flores vivenciam profundamente as desigualdades sociais geradas pelo sistema capitalista e a ausência de políticas públicas para solucionar o problema da miséria que eles convivem. Tendo em vista uma enorme complexidade na questão do tratamento do lixo, sendo os resultados negativos do cotidiano consumista capitalista, onde até os animais como os porcos, ganham mais destaque do que outros seres humanos. Estes perdem a sua dignidade e sofrem um lento processo de degradação dos direitos humanos. O que Demonstra seres humanos numa condição abaixo de porcos. Os pretensos