Ilha das flores
R.: Porque trata de assuntos reais e cotidianos, apesar da forma de abordagem do diretor que antes de mostrar o real foco cria um clima de descontração.
2) Qual o principal assunto do filme?
R.: Ilha das flores
3) Qual o principal tema do filme?
R.: A miséria na Ilha das flores
4) Qual a tese defendida pelo autor no filme?
R.: Diferenças sociais
5) Por que o filme cita os judeus como exemplos de seres humanos?
R.: Apesar de serem considerados seres humanos foram tratados de forma muito desumana nos campos de concentração na segunda grande guerra, como retratado no documentário.
6) Quais as definições de seres humanos citadas no filme?
R.: Animais mamíferos, bípedes, que possuem o telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor, católicos apostólicos romanos, dinheiro e livres.
7) Exponha de forma detalhada o que há em comum entre o documentário “Ilha das Flores, o poema de Manuel Bandeira e as imagens 1, 2 e 3.
R.: Todos retratam a desigualdade social e de como elas convivem lado a lado. Enquanto uns tem muito outros não tem nada.
8) Produza um texto opinativo tomando como base o seguinte: "Os humanos se diferenciam dos outros animais pelo telencéfalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por serem livres. Livre é o estado daquele que tem liberdade. Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda." (parte do fragmento é de Cecília Meireles).
O fato de termos um telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor, não nos torna menos vítima dos patrões e padrões impostos pela sociedade e principalmente da má distribuição de rendas, o que acaba gerando a miséria consequentemente a fome. Como visto no documentário é uma dura realidade e infelizmente acontece em nosso país, nos mostra que a desigualdade social sempre existiu e está mais próxima do que se imagina. Liberdade