Iii (visão sistêmica e ambiente organizacional) e iv (estrutura organizacional)
1) O que é um sistema? Cite exemplos de sistemas, informando suas entradas, saídas, processo e feedback.
Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.
Exemplo: indústria automobilística => entradas representam a matéria prima para fabricar os carros, as máquinas e os equipamentos, a mão de obra especializada; o processo é formado pelo fluxo de trabalho que transforma a matéria prima no carro; as saídas são os automóveis que saem do processo finalizados; e o feedback pode ser formado pelas pesquisas que avaliam se o carro tem boa aceitação entre os consumidores. (fls. 63).
Trata a organização como um corpo composto de órgãos e sistemas orgânicos, que formam um complexo de partes que se interagem, e a função de cada parte (trabalhador, tarefa e gerência) é determinada pelas outras partes que depende delas. Qualquer mudança em uma das partes acarretará em mudanças nas demais, já que todas são inter-relacionadas. (fls. 60).
2) Por que as organizações, de uma maneira geral, devem ser classificadas como sistemas abertos?
Porque ela é influenciada pelo meio em que está inserida (fls. 63).
A definição de sistemas abertos é aplicável às organizações, já que elas estão inseridas em um ambiente que as influenciam e é influenciado por elas. As organizações na abordagem sistêmica são vistas como um conjunto de parte inter-relacionadas e interdependentes, que visam produzir um todo unificado (fls. 64).
3) Como o ambiente organizacional pode ser subdividido?
Pode-se dividi-lo em:
a) Ambiente interno: Privilegia o papel da cultura da empresa como definidora da “personalidade” de uma organização (fls. 67), sendo formado por recursos humanos, financeiros, físicos e tecnológicos (fls. 64).
b) Ambiente externo: Envolve a avaliação de fatores que podem “exercer consideráveis pressões diretas ou indiretas” sobre atividades da