III Atividade de Ciencia politica
1ª Questão - Defina e caracterize os regimes totalitários – ou o Totalitarismo.
Resposta: Regimes totalitários são aqueles em que o grupo governante não só detém o monopólio do acesso ao exercício do governo, como também pretende exercer o controle total sobre a sociedade. Caracterizados pelo constante recurso ao terror e pela pretensão de controlar totalmente os indivíduos e a sociedade – daí a origem do termo Totalitarismo.
2ª Questão - Explique porque o regime militar no Brasil, de 1964 a 1985, pode e deve ser classificado como um regime autoritário.
Resposta: Porque a escolha dos governantes era autocrática, isto é, independente da expressão da vontade popular e decidida exclusivamente pelo alto escalão das forças armadas; e além de autocráticos, ambos os regimes, em maior ou menor medida, desrespeitavam as regras básicas do Estado de Direito. Por tanto independente do grau de violência utilizado pelo Estado, a ditadura militar do Brasil pode e deve ser classificado como regimes autoritários.
3ª Questão - Qual a principal diferença entre o regime autoritário e totalitário?
Resposta: A diferença básica é que o autoritarismo tentar forçar o povo à apatia, à obediência passiva e à despolitização, enquanto o totalitarismo busca mobilizar a sociedade civil de cima para baixo, para moldá-la e impôr ao povo uma obediência ativa e militante, condicionada pela adesão à ideologia oficial do Estado.
4ª Questão - Cite algumas das características distintivas dos regimes liberais.
Resposta: As características distintivas dos regimes liberais são várias e podem ser agrupadas em três grupos: regras básicas de organização do Estado (Império da lei; e divisão de poderes.); direitos civis (Liberdade de expressão; de reunião; de Religião; liberdade de ir e vir; e direito á propriedade.); e direitos políticos (direito á representação política; direito a voto limitado aos homens instruídos e proprietários de bens; e direito das minorias.).
5ª