Igualdade x igualitarismo
Igualdade e liberdadeIgualdade e liberdade são dois termos que sempre caminham juntos nas reivindicações dos povos que aspiram justiça para todos. Liberdade e igualdade têm na linguagem política um significado emotivo, com predominância positiva, apesar de na prática elas não são invocadas com primazia. O significado do termo liberdade é ambíguo, de difícil definição. Já igualdade é um termo por si só indeterminado, sem significado político. Para melhor explicação e entendimento dos significados desses termos é necessário responder a duas questão:
Igualdade entre quem?
Igualdade em quê?
Liberdade é uma qualidade ou propriedade da pessoa, referindo-se a vários aspectos da pessoa, sobretudo à vontade ou à ação. Igualdade é um tipo de relação formal.Alguém é livre: proposição dotada de sentido;Alguém é igual: proposição sem sentido;
Todos os homens são iguais: proposição genérica.Em “todos são iguais”, o atributo da igualdade não se refere à qualidade do homem, mas um tipo de relação entre os homens. Liberdade enquanto valor ou um fim a perseguir é considerada um bem para o ‘indivíduo’. Igualdade é um bem para as partes de um todo, na medida em que essas partes estão se relacionando.
Teorias políticas defensoras da liberdade são doutrinas individualistas, que vêem a sociedade como um agregado de indivíduos, não uma totalidade; teorias políticas que defendem a igualdade vêem na sociedade uma totalidade, fazendo necessário considerar o tipo de relação que existe ou deve ser instituído entre as diversas partes do todo.
O conceito e o valor da igualdade pressupõem, para sua aplicação, a pluralidade de entes, cabendo estabelecer que tipo de relação há entre eles. Os da liberdade não.
Dizer ‘um só é livre’, tem sentido;
Dizer ‘um só é igual’, sem sentido.
O único nexo social e politicamente relevante entre liberdade e igualdade se dá nos casos em que liberdade é considerada como aquilo em que os homens são ou devem ser iguais: