Igreja metodista
Possui 12 milhões de seguidores (8 milhões nos EUA e 350.000 no Brasil)
Seu deus é Jesus Cristo
Seu livro sagrado é a bíblia
Suas festividades são pascoa, festas juninas, natal, dia das mães e dia da criança
Seus principais cultos são o batismo, a comunhão, crisma e casamento.
A Igreja Metodista é a principal expoente do metodismo, religião de fé cristã protestante, presente na maioria dos países lusófonos (países de vários cultos).
O metodismo é de origem anglo-americana, organizado pelo reverendo inglês John Wesley que enfatizou o estudo metódico da Bíblia, e busca a relação pessoal entre o indivíduo e Deus. Iniciou-se com a adesão de egressos da Igreja Anglicana e da Presbiteriana.
A autonomia da Igreja Metodista no BrasilO movimento pela autonomia começou por volta de 1910. Diversas manifestações surgiram entre a liderança clerical e leiga, que buscavam um episcopado mais próximo do país, anteriormente os Bispos eram americanos e residiam fora do Brasil, uma constituição própria, regularização dos salários, anteriormente em dólares, e uma igreja mais nacional.
A Igreja Metodista tornou-se independente da Igreja Americana em 2 de Setembro de 1930, em São Paulo, na Igreja Metodista Central de São Paulo, onde a Comissão Constituinte se encontrou em nove sessões, e onde a Constituição promulgada foi entregue às mãos de Guaracy Silveira. Elegeu-se o primeiro bispo da Igreja, chamado Willian Tarboux, que era americano. O primeiro bispo brasileiro metodista foi César Dacorso Filho, eleito em 1934.
História do metodismo em PortugalA origem da Igreja Metodista em Portugal resultou do testemunho de dois leigos ingleses, Thomas Chegwin, em 1854, e James Cassels, dez anos mais tarde. Ambos foram responsáveis pela iniciação de pequenos grupos no estudo bíblico e na oração, adoptando o modelo criado por John Wesley no seu sistema de classes.
Em 1868 foi construída a primeira capela Metodista em Vila Nova de Gaia, onde se