Doutrinas da Igreja Metodista
Publicado em 13/07/2011
Nosso objetivo é fazer conhecida as doutrinas sobre as quais se fundamentam a Igreja Metodista, bem como explicar a importância e aplicação nos dias atuais. Conheça as doutrinas em detalhes:
Índice
1. Doutrina da Criação do Ser Humano e o Pecado Original
2. Doutrina do Arrependimento
3. Doutrina da Graça Preveniente (Ou Graça Preventiva ou Graça Salvadora)
4. Doutrina do Livre Arbítrio
5. Doutrina da Fé Salvadora
6. Doutrina da Justificação Pela Fé
7. Doutrina do Novo Nascimento
8. Doutrina do Testemunho do Espírito
9. Doutrina da Santificação ou Perfeição Cristã
Doutrina da Criação do Ser Humano e o Pecado Original
Introdução
Para coroar os sucessivos atos da Criação, Deus cria o homem e a mulher a sua imagem e semelhança (Gn 1:26-27). Mas afinal, em que somos semelhantes a Deus? a – O Sentido Global da Imagem de Deus em Nós: O que nos faz diferentes dos animais e nos torna imagem de Deus é a capacidade de ter comunhão com Ele. Só os seres humanos podem se relacionar com Deus face-a-face, de maneira íntima e pessoal. João Wesley detectou três aspectos de imagem dos seres humanos com seu Criador:
• A IMAGEM MORAL – ao ser criado, o ser humano possuia a santidade, a pureza e o amor de Deus. Sua verdadeira natureza é ser santo, misericordioso, puro, livre, incorruptível e eterno.
• A IMAGEM NATURAL – isto significa que Deus criou o ser humano com perfeita liberdade de escolha não só em pequenas questões da vida, mas também naquelas que determinam seu destino. No estado de inocência ele poderia escolher obedecer a Deus ou não, sem qualquer interferência sobre sua capacidade de escolha (Gn 2:15-17).
• A IMAGEM POLÍTICA – Deus delega poderes aos seres humanos quando ordena o domínio sobre os habitantes do mar, dos céus e da terra (Gn 1:28) e a incumbência de dar nomes às outras criaturas (Gn 2:19-20; Sl 8:6-7). b – O Pecado Original: O ser humano, usando a liberdade dada por Deus, escolheu DESOBEDECÊ-LO, ou seja,