Igreja Empresa
Introdução
2
1
Igreja Empresa - O que é e o que faz
3
2
Igreja Empresa – As duas faces da mesma moeda
4
3
Igreja Empresa – Características de sua liderança
6
4
Uma defesa contra o pragmatismo da Igreja Empresa
8
Conclusão
11
Bibliografia
12
Introdução
“No esforço de alcançar multidões a igreja moderna saqueou os egípcios e fizeram para si bezerros de ouro dos despojos."1 Esta é a primeira frase de um artigo intitulado “Igreja não é Empresa” de autoria de Marcos Pinheiros.
Com esta frase podemos observar que, apesar de se ter notícias de que o número de evangélicos no Brasil esteja aumentando, uma parte deles não tem um compromisso real com a Palavra de Deus e a preocupação maior é relacionada com uma condição de status ou uma busca de se obter algum benefício pessoal com a presença em uma igreja evangélica – ser gospel é moda. Assim podemos considerar que o “bezerro de ouro” foi levantado novamente e a idolatria continua a assolar até mesmo aqueles que pensam ser evangélicos.
Existem fatores que podemos considerar responsáveis por este comportamento. O homem é afetado pela depravação do pecado que o conduz para a ignorância a respeito de Deus e como conseqüência de uma fé corrompida, ele acaba sendo idólatra. Existe outro fator que, também ligado ao pecado, move a ganância daqueles que fazem da fé do povo um mercado, aproveitando a sede e a ignorância de uma população cada vez mais carente, movendo milhões de reais por ano e este dinheiro vai para os bolsos dos falsos profetas.
As Igrejas Empresas são uma realidade cada vez mais presente. Com uma doutrina frouxa, ou mesmo sem nenhuma doutrina bíblica, atraem pessoas de várias classes sociais para o seu interior, arrancando delas o que precisam para que se mantenham e em troca prometem paz interior, prosperidade e salvação, porém o que as pessoas muitas vezes não sabem é que estão sendo enganadas.
O termo Igreja Empresa não é novo,