capa
Podem ser de três tipos: pontuais, em linha e de superfície. Estão presentes na rede cristalina e exercem papel fundamental nas propriedades dos materiais.
Pontuais: vazios, átomos intersticiais e átomos substitucionais.
A presença de vazios (defeitos pontuais) pode interferir na difusão atômica, enquanto a presença de discordâncias (defeitos em linha), pode ser a explicação para a diferença entre o limite de escoamento teórico e o real.
Para os processos de conformação, os defeitos em linha (discordâncias) do tipo cunha e hélice são os mais importantes por estarem relacionados com o mecanismo de deformação plástica.
O controle da densidade de discordâncias no material por conformação mecânica e tratamento térmico, é uma importante maneira de controlar as propriedades dos materiais. O estudo dessas discordâncias é efetuado com o auxílio de um microscópio eletrônico de transmissão (TEM).
Discordância em cunha – pode ser descrita como a inserção de um plano atômico extra na rede cristalina. A extremidade deste “meio plano” é a linha de discordância.
O vetor de Burgers, que descreve a direção do escorregamento é perpendicular à linha de discordância.
Discordância em hélice – neste caso, o empilhamento ocorreu de forma semelhante a uma espiral. O vetor de Burgers é paralelo à linha de discordância em hélice.
Deformação plástica
Em baixa temperatura, os mecanismos de deformação plástica são:
1) movimento de discordâncias e 2) maclação
A aplicação de uma força de cisalhamento pode resultar na movimentação da discordância, produzindo um “degrau” na superfície ou no contorno de grão, cuja profundidade é de uma distância atômica (alguns Ǻngstrons)
Fenômenos do escorregamento
O escorregamento de planos atômicos é o processo pelo qual uma discordância produz deformação plástica em um material.
Quando a força de cisalhamento age na direção do vetor de Burgers, a discordância movimenta-se.