Igreja evangélica (universal)
HISTÓRIA
A Igreja Universal abriu suas portas para o público no dia 09 de julho de 1977, pelas mãos do pastor Edir Macedo. A princípio, ele mantinha suas reuniões em um coreto no Jardim do Méier, no Rio de Janeiro, pois não tinha recursos para alugar uma sede. Antes de se autodenominar ‘Bispo’, Macedo trabalhava como caixeiro em uma lotérica. Quando completou 20 anos, ele decidiu trocar o Catolicismo por uma instituição Pentecostal, inicialmente optando pela Igreja Nova Vida, na qual se demorou durante dez anos, abandonando-a por considerá-la uma religião de elite.
Assim, em 1977, ao lado de alguns amigos, ele fundou a Igreja Universal do Reino de Deus, declarando-se ‘Bispo’. No início os recursos eram esparsos, até uma fiel vender um pedaço de terra e doar seu valor para a Igreja. Com este dinheiro foi possível negociar dez minutos diários na Rádio Metropolitana. Desta forma, ele deu partida a uma carreira de vitórias. Já na década de 80 a Igreja contava com algumas horas no rádio e uma hora no Canal Rio Tupi. Os próximos passos foram a inauguração em São Paulo de uma filial da Igreja e a aquisição, em 1982, da Rádio Rio Copacabana.
Hoje, com a ajuda do carisma de Edir Macedo e de suas práticas de manipulação psicológica, ela é uma das Igrejas Neopentecostais que mais cresce. Ao longo de sua jornada ela teve vários outros nomes, antes de assumir a atual denominação – Cruzada do Caminho Eterno, Igreja da Benção e, por fim, Igreja Universal do Reino de Deus. Hoje, coroando esta caminhada que sempre apostou na Comunicação, o ‘Bispo’ tem em suas mãos a TV Record, bem como programas na Rede Mulher, Rede Família e CNT, o jornal Folha Universal, o portal on-line Arca Universal, espaço em inúmeras rádios cariocas e paulistas, uma nova Igreja no continente africano, além de ter sua biografia – “O Bispo – A História Revelada de Edir Macedo”, de Douglas Tavolaro -, publicada pela Editora Larousse Brasil.
Como outras