IGREJA DO ROSARIO
Reza a tradição um preto africano, lá pelos anos de 1730, erigiu uma capelinha a Nossa Senhora do Rosario, no mesmo local que se encontra até hoje, um pouco afastada da vila. Como toda construção daquele tempo, esta tambem era de taipa e palha. Nela os pretos rezavam seus terços, novenas e outros atos de devoção.
Em 1747 foi celebrada a primeira festa da padroeira.
Ameaçando ruir em 1753, a capela foi reconstruida a pedra e cal, com a utilização de recursos dosdos pelos fieis. A capela mor ficou pronta em 1755.
No periodo de 1821 a 1854, a igreja do Rosario serviu de matriz enquanto a Catedral Metropolitana passava por reformas.
Em 1848, houve eleição dentro da Igreja do Rosário, com conflito grave que resultou em derramamento de sangue dentro do recinto.
Construido em estilo barroco é o mais antigo templo de Fortaleza. A fachada principal da igreja é composta por uma grande porta central, com duas janelas retangulares na altura do coro, encimada por uma frontispício triangular, arrematada por um cruzeiro no topo. A única torre é lateral, com dois óculos, janelas de arcos de muito ponto e um nicho com uma imagem antiga de nossa Senhora do Rosário. Existem dois altares laterais e o altar mor conservado com aparência original. O Forro é pintado de azul trabalhado com florões e o piso é de assoalho de madeira.
Muitos corpos foram sepultados no interior das igrejas, um costume da época devido a inexistencia de cemiterios.
O unico tumulo identificado é o do Major Facundo, sepultado na parede lateral, de pé, voltado para o palácio da luz.
A igreja Nossa Senhora do Rosario foi tombada pelo estado em 1983.
A igreja é testemunha de fatos historicos importantissimos, dentre eles a deposição de Nogueira Accioli em 1912 e as trincheiras de 1914 feitas para receberem os jagunços da “Sedição de Juazeiro”.
Em 1913 a 1914 foi reformada por Idelfonso Albano.
Foi restaurada em 2000.
Edifício General Tibúrcio
Antes de ser