Igreja do Rosário - Iconografia Capixaba
SENHORA DO ROSÁRIO
VITÓRIA - ES
2013
IGREJA NOSSA
SENHORA DO ROSÁRIO
Trabalho apresentado à disciplina Evolução urbana do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade, como requisito para avaliação.
Orientador:
VITÓRIA - ES
2013
RESUMO
Neste trabalho sobre a Igreja Nossa Senhora do Rosário foi feita uma pesquisa bibliográfica e In Loco que apresenta todas as características e história da referida igreja. A tendo como base de estudo para a avaliação dos conceitos de evolução urbana ao redor da igreja que, no passado, se apresentava como um dos vários marcos da paisagem da ilha de Vitória.
Palavras-chave: Artigo, Igreja, Vitória, Rosário.
Sumário
1 - História
As festas dedicadas a Nossa Senhora do Rosário despertavam interesse na capitania, mas para os negros da irmandade a devoção mariana não era única. Eles prestavam culto também a São Benedito, com quem se identificavam.
No início do século XIX ocorreu o roubo da imagem de São Benedito do Convento de São Francisco. Proibiu-se a saída da imagem em procissão. A imagem, então, foi levada para a Igreja do Rosário pelos membros da irmandade e devotos do santo. Esse fato deu início aos famosos conflitos entre Peroás (os irmãos da Igreja do Rosário) e Caramurus (os irmãos do Convento).
Carlos Antolini
Um pequeno museu resgata essa história, apresentando imagens e peças utilizadas pela Irmandade de São Benedito, inclusive antigas vestes e um andor que pesa cerca de 400 quilos, usados pelos fiéis durante as famosas procissões. Não tem missa lá desde 1979.
2 - Construção
A construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi iniciada em 1765. A estrutura principal foi concluída em dois anos e meio, com a mão de obra