Igreja de Nossa Senhora do Rosário MG
Curso de Arquitetura e Urbanismo
História da Arquitetura no Brasil: “Igreja de Nossa Senhora do Rosário.”
Sorocaba, SP 24 de Abril de 2014
Sumário
Pag.
1. Introdução
01
2. Histórico do edifício
02
3. Análise Espacial
3.1 Planta
03
3.2 Fachada
04
3.3 Implantação
04
4. Análise tipológica
06
5. Técnicas Construtivas
5.1 Técnicas construtivas da Igreja
07
5.2 Técnicas construtivas da maquete
08
6. Considerações Finais
09
7. Anexos
10
8. Referências bibliográficas
11
1. Introdução
Neste primeiro trabalho da matéria de Arquitetura no Brasil será abordado a Igreja de Nossa Senhora do Rosário situada em Ouro Preto, Minas Gerais. É objetivo deste trabalho o contexto histórico do edifício, as suas análises espaciais, a sua tipologia, e a sua técnica construtiva.
No primeiro capítulo será abordado a História do Edifício que retratará a necessidade da igreja ser construída e os seus fundamentos, para substituição de outra Igreja.
No segundo capítulo será analisado a Planta, a fachada, a implantação e o corte que não foi encontrado em pesquisas baseadas em sites ou livros.
No terceiro, a análise tipológica que irá retratar as características detalhadas de toda a Igreja, demonstrando que pertence ao período Barroco.
Finalizaremos a pesquisa com as técnicas e materiais utilizados na edificação da igreja e da sua respectiva maquete, que não foi possível usar todos os matérias originais da Igreja pela dificuldade ao acesso.
2. Histórico do edifício
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída para substituir a antiga Capela da Matriz do Pilar, não se tem certeza do início de sua obra, mas com base no testamento do mestre de obras José Pereira dos Santos no ano de 1762 a obra já estava bastante adiantada. A Igreja é situada no Bairro Largo do Rosário (Antigo Bairro Caquende) na cidade de Ouro Preto no estado de Minas Gerais, é dedicada à santa que foi padroeira dos negros e mulatos. Construída