TCC Completo 2003
INTRODUÇÃO
Que propostas podemos fazer para a Educação Infantil hoje, na perspectiva da formação de sujeitos capazes de intervir na realidade de maneira crítica e criativa? Que questões afetam o que é ser criança hoje? Como as crianças interagem com os objetos culturais que a elas são disponibilizados? Como e de quê as crianças brincam? Como as instituições de Educação Infantil têm enfrentado as novas relações entre a criança e a sociedade?
As questões levantadas levam-nos a refletir sobre as práticas educativas voltadas para a criança e provocam a necessidade de ressignificar e de reorganizar os espaços educacionais, mais especificamente a Educação Infantil, de modo a estruturá-los criticamente diante das transformações sociais que afetam as crianças na contemporaneidade.
Estas se comunicam com o mundo de várias formas, antes e depois da aquisição da linguagem. Exploram o meio em que vivem utilizando os órgãos do sentido, observam e agem sobre objetos e situações que as circundam.
O brincar, e em particular o jogo, tem como benefícios aprender a conviver com regras, desenvolver autonomia, entender o significado do respeito, a sociabilização (convivência em grupo), enfim, ele colabora para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor da criança, e é nesse processo que elas vão construindo seus conhecimentos e sua identidade.
Toda criança tem o direito de brincar. Muitas hoje em dia, em tenra idade são solicitadas ao trabalho e perdem, por isso, a oportunidade de se relacionarem com outras crianças, além de se depararem muitas vezes com um grande índice de violência. Por outro lado, os pais por estarem sempre concentrados em suas ocupações e tarefas, acabam por esquecer a importância da brincadeira. Cabe ao educador desempenhar este papel, resgatando o jogo como atividade educativa.
Portanto, esta pesquisa interessa-se por questionar o papel das escolas em relação