Igreja de São Francisco de Assis - Ouro preto
Aluna: Thayane Alves Maia
Professor: Ivan Chagas
Curso: Arquitetura
5º Semestre
Igreja de São Francisco de Assis
A igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto é uma obra executada por um dos maiores representantes das artes plásticas brasileira, seu nome é Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho.
O pedido de planejamento, arquitetura e entalhamento foi feito ao artista no ano de 1766. Logo após a morte de seu pai, também arquiteto e mestre de obras local, Aleijadinho resolve mudar o projeto primeiro da igreja, arredondando as torres e elaborando uma nova fachada feita em pedra sabão que foi enriquecida com a arte do cinzel. Do lado de fora, é possível ter ideia da grandiosidade da igreja. Nos ornamentos, existem imagens como anjos que apontam para os brasões dos franciscanos e da coroa portuguesa, que também sustentam a imagem da Virgem Maria e no medalhão superior, tem a representação de São Francisco no Monte ao Verde.
Na parte interna, a riqueza não está apenas nas peças banhadas a ouro no altar, mas também é revelada a moda barroca, e no teto que se abre como uma concha, símbolo da essência feminina, há a pintura colorida que mostra a leveza e a elegância do estilo rococó ao tema da Assunção de Maria. Nos detalhes é possível perceber a brasilidade da obra, nas laterais são contados detalhes da vida de Abraão em pinturas preto e branco para simular os azulejos portugueses.
Há um lugar chamado de nartex, que é um espaço que dá para dentro da igreja. No teto deste, mostra a representação em pintura das vaidades que devem ficar fora do templo, onde existem frases para ajudar os visitantes. No quadro é representada as seguintes figuras e seus significados, um canhão, que representa a ira, uma vela que mostra a soberba, a partitura que é a inspiração, um vaso de flor, mostrando a luxúria juvenil, uma ampulheta representando a perenidade da vida, um espelho para lembrar a