Igreja São Francisco de Assis Ouro Preto
A Igreja de São Francisco de Assis é uma igreja da cidade de Ouro Preto construída em estilo rococó, que constitui uma etapa posterior, na evolução do barroco mineiro.
Foi classificada, em 2009, como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
Histórico
A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis teve suas obras iniciadas na segunda metade do século XVIII, em 1766, sendo finalizadas na primeira metade do século XIX, em 1810. Ela foi projetada e ornamentada por Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho (passou vinte e nove anos trabalhando nessa arquitetura), e pintada por Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde.
Exterior da Igreja
Tal construção tem o seu exterior rico em detalhes feitos em pedra sabão, sendo a mais rebuscada dentre todas as outras igrejas da época. No alto da entrada principal há a imagem da Nossa Senhora da Conceição e um medalhão que retrata São Francisco de Assis recebendo as chagas de Cristo. A fachada principal e o corpo possuem forma curvilínea (característica barroca) e as torres são cilíndricas e recuadas, diferentemente das outras igrejas nas quais elas são retas, dando a impressão de que se aproximam do público.
Interior da Igreja
O interior da igreja também é bem detalhado, tendo paredes e tetos revestidos por madeira esculpida e peças folheadas em ouro (era a época do ciclo do ouro no Brasil). Os altares laterais possuem anjos, flores e espinhos. Estes seguem o modelo do Rococó e são pintados em branco e ouro. O lugar possui uma capela-mor que é coberta com abóbada de madeira e que contém quatro medalhões ovais nos cantos (São Conrado, Santo Ivo, Santo Antônio e São Boaventura).
Ao sair da capela-mor, vê-se a sacristia, a qual possui um lavabo esculpido em pedra sabão e o mesmo era utilizado pelo padre para que o mesmo purificasse suas mãos antes de realizar suas missas. E, saindo da Igreja, encontra-se o cemitério da ordem, que foi construído