igneas
METAMORFISMO
transformação, mudança de forma sem que se perca a essência da matéria em transformação.
Em Geologia define o conjunto de processos pelos quais uma determinada rocha é transformada, através de reações que se processam no estado sólido, ou em outra rocha , com características distintas daquelas que ela apresentava antes desta atuação. Estas modificações implicam mudanças na textura, composição mineralógica ou mesmo composição química da rocha.
O campo dos processos metamórficos é delimitado pelos processos diagenéticos, de baixa temperatura de aproximadamente 250° e por outro, pelo início da f usão de
C
rochas a altas temperaturas.
As rochas, a partir das quais se originam as rochas metamórficas são chamadas de protolitos, e sua identificação tem grande importância em estudos geológicos.
As rochas metamórficas podem preservar algumas das características originais dos protolitos, como composição química, estruturas primárias ou núcleo remanescente de minerais envoltos por auréolos de minerais neoformados
Fatores Condicionantes do Metamorfismo
1) Temperatura:
As principais fontes de calor na Terra são:
O calor residual do manto e do núcleo,
O calor gerado por desintegração radioativa
O mecanismo mais importante de transferência de calor do interior p/ a superfície é promovido pelo sistema motor da tectônica global, através do qual grande volume de material mantélico de alta temperatura é trazido à superfície junto as cadeias meso-oceânicas.
Na crosta continental, o calor é transportado por meio de intrusões ígneas, eventos tectônicos, como zonas de cisalhamento e grandes fraturas e, de forma menos efetiva, por condução térmica através das rochas.
A mudança de temperatura em um ambiente geológico provoca reações químicas entre os minerais presentes na rocha, reequilibrando-os sob as novas condições.
As reações metamórficas:
Iniciam-se a temperaturas superiores a 200°
C.
Em