Rochas Ígneas
Definição: É o substrato do qual se originam praticamente todos os solos. Todas as características das rochas estão estreitamente ligadas à gênese e a fertilidade do solo, principalmente sua composição química e mineralógica, sua resistência mecânica e sua textura. As rochas são divididas em magmáticas ou ígneas, sedimentares e metamórficas.
ROCHAS ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS
As rochas ígneas ou magmáticas, como indica o próprio nome, originam-se do magma, sob altas temperaturas (800 a 1.000°C), por resfriamento e consolidação. 0 resfriamento do magma gera uma série de fenômenos da mais alta complexidade, porque nele existe uma infinidade de minerais em estado potencial. Cada um deles surge, no momento em que sua estrutura interna possa manter-se intacta, isto é, em equilíbrio com as condições do meio, naquele exato momento. O magma é, essencialmente, uma fusão mútua de silicatos que, quando resfriada, dá origem aos minerais de rocha. Como os minerais silicatados constituem cerca de 93% do peso das rochas ígneas, o resfriamento do magma pode ser analisado, em relação a formação desses minerais. A solidificação do magma pode ocorrer na superfície da litosfera, formando rochas vulcânicas ou extrusivas, ou em regiões profundas, formando rochas plutônicas ou intrusivas. As rochas magmáticas são as únicas que não se formam a partir de outras pré-existentes, pois pelo intemperismo e metamorfismo, as magmáticas transformam-se nas rochas sedimentares e metamórficas, respectivamente. As rochas magmáticas constituem 80% do volume da litosfera. São exemplos: granitos, basaltos, diabásios, etc.
-PROPRIEDADES GERAIS:
a) São rochas compactas, de alta dureza;
b) Total ausência de fósseis, uma vez que não há condições de vida sob essas condições de gênese;
c) Total ausência de matéria orgânica, uma vez que a alta temperatura e capaz de volatilizar qualquer substância orgânica;
d) Ausência