Igarassu
Igarassu é uma cidade da Região Metropolitana do Recife, fica a uns 25, 30 quilômetros da capital pernambucana.
Ela tem uma importância histórica e cultural enorme na região pois foi por lá, em torno de do ano de 1535 que começou o povoamento do estado de Pernambuco. Lembra do post sobre Maria Farinha? Pois foi mais ou menos naquelas imediações que se deu o desembarque de Duarte Coelho, que veio tomar posse da Capitania de Pernambuco em nome d'El Rey de Portugal. Já existiam núcleos de povoamento na região desde 1516, mas Duarte Coelho veio organizar o local e fundou a cidade em setembro de 1535.
O nome da cidade tem uma origem interessante: Conta-se que os índios, ao verem os barcos da comitiva de Duarte Coelho, começaram a exclamar: Igara Assu, que quer dizer Canoa (ou barco) Grande. O nome foi aportuguesado e passou a dar nome ao então povoado: Igarassu.
Estive em Igarassu pra conferir o conjunto arquitetônico do Sítio Histórico da cidade. É lá que fica o templo católico mais antigo do Brasil ainda em funcionamento. A Igreja dos Santos Cosme e Damião, construída para agradecer aos santos pela vitória dos ocupantes portugueses sobre os índios Caetés. Ao lado da igreja, que é a Matriz do município, fica o Museu Histórico de Igarassu. Local de instalações simples, porém com um acervo belíssimo. A igreja dos Santos Cosme e Damião e o acervo do museu são interessantíssimos e serão destaque num próximo post, em breve. Aguarde!
Bem ao lado da Matriz e do Museu fica outro templo católico de Igarassu. O Convento do Sagrado Coração de Jesus. Eu entrei lá por acaso, simplesmente bati a porta pra ver se alguém atendia e me deixava entrar. Pra minha grata surpresa, um moço atendeu e foi bastante educado comigo. Eu disse que uma tia minha havia estado interna no convento quando era criança (pra