Iftm
Conferência de Ialta
Em fevereiro de 1945 foi assinada a Conferência de Ialta, na cidade soviética balneário de Ialta, entre Stalin, Churchill e Roosevelt.
Deliberou-se que a Alemanha seria desmembrada após o fim da guerra, e sujeitada ao Conselho de Controle Aliado, formado por EUA, Inglaterra, França e URSS. A União Soviética ficou com o Leste da Polônia. Decidiu-se também a divisão da Coréia em zonas de influência, sendo que o Sul ficou sob o controle dos EUA, e o Norte controlado pela URSS.
Conferência de Potsdam
A Conferência de Potsdam ocorreu logo após o término da guerra (agosto de 1945). O encontro aconteceu em Potsdam, na Alemanha, reunindo Clement Attlee (substituto de Churchill), Harry Truman (substituto de Roosevelt) e Stalin, para decidirem o destino da Alemanha.
Os líderes aliados decidiram que a Alemanha seria dividida em quatro zonas sob a administração francesa, britânica, norte-americana e soviética.
Decidiu-se também o fim do nazismo no país e, além disso, a Alemanha deveria pagar uma enorme indenização aos Aliados e devolver o porto de Dantzig a Polônia.
Conferência de São Francisco
A cidade norte-americana de S. Francisco era, no decurso da Segunda Guerra Mundial, o maior centro de construção naval. No final do conflito, em 1945, celebrizou-se por acolher uma conferência onde se debateram os princípios da Carta das Nações Unidas já esboçados na Conferência de Dumbarton Oaks de 1944.
O primeiro acordo que veio estabelecer uma nova organização internacional foi ensaiado na Carta do Atlântico, um documento assinado por dois dos mais influentes líderes mundiais: o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt e Winston Churchill, o primeiro ministro britânico.
A 14 de Agosto de 1941 a bordo de um navio de guerra na Costa de Newfoundland, estas duas potências acordaram na criação de um sistema de segurança a título permanente e, mais abrangente, exprimiram o desejo de alcançar uma colaboração no