IEEE 754
Diatinf
Curso: Tads ( Tecnologia, análise e desenvolvimento de sistemas)
Disciplina: Sistemas Digitais
Professor
Aluno:
IEEE 754
Natal/RN
Data: / /2014
Introdução:
Ponto flutuante (IEEE 754) é um formato de representação digital de números reais que é usada nos computadores.
O padrão IEEE 754 contém normas e recomendações a serem seguidas pelos fabricantes de computadores e desenvolvedores de programas. Neste trabalho Veremos quais são estas normas e qual a finalidade desse tipo de representação.
Existem outros modelos de representação EX: ( IEE 854 ), a qual não será abordada.
Desenvolvimento:
Ao falar em números reais a visualização vinda à cabeça é:
Parte inteira + vírgula + Parte fracionária
No entanto, essa representação custa caro ao computador em termos de processamento e armazenamento, havendo a necessidade de utilizar uma outra maneira que favoreça tais tarefas. Para trabalhar com a parte fracionária de forma satisfatória, usa-se a representação por pontos flutuantes.
Essa representação baseia-se no deslocamento da virgula de forma que se obtenha um número menor ou próximo de 1. Esse deslocamento é feito por meio de notação científica.
Exemplo: o número 30,456 em notação corresponde ao 0,30456 x 102.
O exemplo acima citado tinha base decimal, no entanto, Como dito acima, a representação decimal custa caro ao computador, por isso ele, o computador, trabalha com sistema de base binária. Então um número binário 11,011 em notação corresponde ao 0,11011 x 22. Esse processo de transcrever um número em notação científica recebe o nome de normalização, portanto 0,11011 x 22 está normalizado. Desta forma, é possível cobrir um largo espectro de números, maximizando o número de bits significativos e consequentemente a precisão da aproximação.
Representação
+- M X B+-e
Onde:
M é a mantissa (parte fracionária)
B é a base e é o expoente
Exemplo: Convertendo decimal para binário