idosos
Métodos como Shiatsu, Pilates, Reiki, Terapia Floral e Aromaterapia podem trazer mais disposição para a terceira idade, além de manter a mente e o corpo desses experientes guerreiros em equilíbrio. Especialistas acreditam que essas práticas garantem uma melhora na qualidade de vida dos idosos e representam a possibilidade de superar as dificuldades de uma forma mais natural.
AROMATERAPIA E FLORAIS
Para quem gosta de óleos essenciais, a Aromaterapia pode ser uma boa opção no combate da insônia, problemas de memória e carência afetiva. "Os sinais de cada aroma são enviados para o cérebro e exercem um efeito direto no pensamento e nas emoções", explica Solange. Vale lembrar que as essências devem ser sempre diluídas em veículos carreadores como óleo vegetal, cremes e sabonetes neutros, álcool de cereais, sais de banho, sprays, entre outros.
Confira algumas dicas:
• Alívio das dores: óleo de camomila romana, gengibre, cardamomo e cravo.
• Combate da ansiedade, insônia e depressão: lavanda, bergamota e manjerona.
• Trabalhar a memória: pau rosa é excelente para ajudar a reestabelecer as sinapses do cérebro.
• Carência afetiva: eucalipto stageriana e erva doce.
No caso dos florais, o objetivo é equilibrar as emoções. A essência "Flor de Cristo" dos Florais da Vida, por exemplo, trabalha a questão da depressão emocional e energética, tão comum na terceira idade. Já a "Erva Cidreira" pode diminuir a impaciência e o nervosismo, ajudando a relaxar. A essência "Flor de Macacarecuia" ajuda a trabalhar medos e pânico, limpando mágoas